Já se sabe onde vão dormir a mãe e o padrasto que abandonaram crianças na estrada

A mãe e o padrasto que abandonaram dois meninos, de quatro e cinco anos, na Estrada Nacional 253, entre Alcácer do Sal e a Comporta, foram detidos pelas autoridades, esta quinta-feira, dia 21, num café em Fátima.
Segundo a TVI, o casal foi levado para o posto da GNR daquela localidade, onde vão pernoitar.
Na tarde desta sexta-feira, dia 22, a mulher e o respetivo companheiro serão presentes a juiz de instrução criminal em Setúbal, para primeiro interrogatório judicial, onde conhecerão as medidas de coação.
Também no “Jornal Nacional” desta quinta-feira, dia 21, praticamente 48 horas depois de as autoridades terem sido chamadas por transeuntes que encontraram os menores, foram divulgadas, em exclusivo, imagens de videovigilância captadas às 18:16 horas do passado dia 11, quando a família entrou em Portugal.
As imagens são de um posto de combustível em Miranda do Douro. O excerto mostra um carro cinzento escuro a parar. De lá, saíram Marine Rousseau, de 41 anos, e Marc Ballabriga, de 55. Os irmãos mantiveram-se sempre no interior da viatura, brincando “a saltar de banco em banco”, descreve a estação de Queluz de Baixo.
Segundo a TVI, o casal falou em francês, tendo o homem chegado a ir à casa de banho, enquanto a mulher ficava junto ao automóvel. Aos funcionários das bombas, os dois terão questionado onde poderiam tomar banho na zona. Foram-lhes indicados hotéis nas redondezas e um parque de campismo.
O abastecimento do veículo foi pago com um cartão de multibanco. “O registo bancário permitiu às autoridades francesas perceber que a mulher e os dois filhos menores já estavam em Portugal, mas não vinham sozinhos. Ao volante da viatura, um homem, desconhecido inicialmente pelas autoridades e, entretanto, já identificado”, explica o mesmo canal.
Em França, a mulher e os respetivos filhos eram procurados há 15 dias, quando ela fugiu do país com as crianças – o alerta por rapto parental foi feito pelo pai delas. A mulher já tinha deixado para trás um outro filho, este com 16 anos.
Oito dias depois das imagens divulgadas no noticiário da TVI, os meninos foram abandonados. A mãe disse-lhes que ia vendá-los para fazer um jogo e desapareceu. Tal como o companheiro, é suspeita dos crimes de violência doméstica e exposição ao abandono. Ambos foram detidos pela GNR, num café em Fátima.
À responsabilidade da Embaixada de França, os irmãos foram levados para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e já receberam alta. Foram entregues a uma família de acolhimento, com quem ficarão até que o pai deles chegue a Portugal.



