Irão lança nova vaga de ataques contra Israel e aumenta tensão na região

O Irão lançou este domingo uma nova vaga de ataques com mísseis contra território israelita, exigindo que Israel cesse os ataques no Líbano.
Segundo a Guarda Revolucionária do Irão, um dos alvos é a base aérea israelita de Ramat David. Israel garante, no entanto, que os sistemas de defesa antiaéreos estão a “intercetar todas as ameaças” e, à Reuters, fonte israelita garantiu que estes ataques não ficarão sem resposta.
Nas redes sociais, o ministro da Segurança Nacional israelita, Itamar Ben Gvir, escreveu: “Esta noite Teerão vai arder!”.
A Guarda Revolucionária do Irão já fez saber que irá retaliar caso Israel responda ou caso decida expandir as operações no Líbano.
“Já tínhamos avisado que, caso os crimes na zona de Beirute se intensificassem, atacaríamos alvos nos territórios ocupados”, lê-se no comunicado da Guarda Revolucionária iraniana citado pela agência Reuters.
Trump vai pedir a Netanyahu que não retalie
À Fox News, Donald Trump garante que os militares norte-americanos estão em alerta e pede que o Irão volte à mesa das negociações. Lembra que as partes estão “muito perto” de um acordo e que a assinatura do mesmo está prevista para o início da semana.
Acrescenta que vai ligar imediatamente ao primeiro-ministro israelita para que não retalie.
“Não estou contente”, diz o Presidente dos EUA.
Esta nova vaga de ataques acontece depois de, este domingo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ter anunciado que as Forças Armadas bombardearam os subúrbios do sul de Beirute, naquele que foi o primeiro ataque contra a capital libanesa desde o acordo de cessar-fogo alcançado em Washington na quinta-feira.



