Ronaldo jogou os 90 minutos e impressiona: “Esteve muito bem fisicamente”

Portugal voltou a ficar aquém na fase de grupos do Mundial2026, desta vez diante da Colômbia. O jogo terminou empatado a zeros e a seleção das quinas não conseguiu terminar esta faze da prova na liderança do Grupo K.
Após mais uma exibição fraca, Roberto Martínez voltou a ser questionado sobre o facto de Cristiano Ronaldo ter voltado a estar em campo durante 90 minutos. Quando questionado sobre as razões que o levaram a tomar essa decisão, o selecionador foi perentório.
“É um jogador que tem os movimentos na área e, para nós, é muito importante poder ajustar e sincronizar os nossos movimentos com os outros dez jogadores. É isso que faz parte de crescer como equipa e poder ajustar aspetos. O Cristiano está bem fisicamente, nós controlamos ao vivo a informação física e o Cristiano esteve muito, muito bem. Temos agora quatro dias para recuperar e acompanhamos todos os jogadores ao mesmo nível”, afirmou.
Ainda sobre Cristiano Ronaldo, Martínez recusou compará-lo com Messi e com o facto de o argentino ter sido poupado por Scaloni.
“Não comparamos jogadores. Vamos monitorizando toda a informação ao vivo durante os jogos. E depois, claro, fazemos o mesmo no treino. Há posições que precisam de necessidades diferentes. O Cristiano está habituado a estar no sítio certo à hora certa e é muito disciplinado na sua posição, abre espaços para os companheiros. A sua condição física e mental não é um tema. Talvez seja preciso fazer uma alteração no próximo jogo, mas vamos olhando para as informações que temos. Há jogadores que não estão a 100%, mas toda a informação é importante para nós”, disse.
De seguida, o selecionador deixou elogios à exibição de Portugal, salientando a importância de Diogo Costa.
“Muito contente com a intensidade defensiva e com a exibição do Diogo Costa. Deixámos Colômbia ter o jogo que queria, com duelos e transições, e não conseguimos tomar as decisões certas para controlar o jogo. Foi um teste muito valioso e já mostrámos que somos um grupo autocrítico. Três jogos, momento de avaliar e preparar o jogo com a Croácia”, referiu.
“Nunca mudei a nossa ideia. O primeiro Mundial são três jogos, enfrentar momentos difíceis e crescer e nós fizemos isso. Agora é preparar a Croácia, equipa que conhecemos bem. Estamos focados em recuperar bem”, prosseguiu.
Já com o foco na próxima fase, Roberto Martínez fez uma análise da Croácia, que será o próximo adversário de Portugal.
“A Colômbia e a Croácia são totalmente diferentes. A ideia de jogo e a forma como tentam explorar o espaço que procuram buscar são distintas. Nós não fomos surpreendidos pelas ideias da Colômbia, nem pela força das alas, onde eles gostam de jogar e de abrir o campo. Eles gostam de partir o jogo e encontrar espaços intermédios”, apontou.
Por fim, o selecionador não escondeu que o próximo jogo poderá ser difícil porque o duelo dos 16avos de final estará perto da data da morte de Diogo Jota.
“Todos os dias são difíceis. Quando estamos a treinar, há sempre momentos em que o Diogo Jota nos vem à memória. Portanto, não diria que o dia de aniversário será especialmente difícil. Acho que até pode ser um momento de celebração. Temos de ganhar pelo Diogo Jota. Tudo o que começámos nesta equipa começou com ele. Ganhámos a Liga das Nações com ele. Ele é, provavelmente, o som e a luz da maior motivação que temos para ganhar o Campeonato do Mundo por ele”, concluiu.



