José Condessa para tudo e emociona fãs ao revelar pausa: “Precisava mesmo de descansar”

José Condessa quer agora abrandar e dar prioridade ao tempo pessoal, sem grandes planos definidos. “Eu queria deixar fluir. Tenho mais dito que não a coisas do que sim. Eu acho que estou a querer mesmo parar e gostava que fosse pelo menos até agosto. Gostava de aproveitar o verão, que é uma coisa que eu não tenho desde que saí da escola de teatro em 2015”, adianta.
Questionado sobre o ritmo intenso que tem levado nos últimos anos, recusa romantizar o cansaço e defende a importância de saber abrandar. “Eu acho que não se deve relativizar o cansaço, acho que se deve assumir. Porque também vemos uma geração em que é muito fixe estar cansado e não é. É fixe nós também termos tempo e ócio e porque acho que ao longo dos anos isso vai-se refletir em nós e na forma da nossa cabeça principalmente, na saúde mental. Mas não estou cansado porque agora estou parado. Mas essa correria eu sempre fiz. Agora, do que é que eu sinto falta? É a minha fase da vida onde eu acho que estou neste momento. Tempo para a criação. Aquela coisa de bichinho do teatro… ser eu a idealizar algo. É o que eu estou a tentar desenvolver neste momento, mas para isso também precisamos de parar, precisamos de ter tempo e não estar a fazer mil coisas.”
Apesar de já ter passado um ano desde que comprou casa, o ator admite que só agora é que está verdadeiramente a aproveitar o espaço. “Eu quase não vivi nela. Eu comprei-a e estava em Espanha a trabalhar. Depois voltei, fui lá dar um tipo de ‘olá, tudo bem, casa?’ Beber um café, comemos umas pizzas no chão e fui para a vindima. E nessa correria entre verão, que era Niza, e norte do País, eu não vim a Lisboa. Fui para o Brasil fazer a preparação da série, quando volto, começa a novela. Quando começa a novela não consigo preparar a casa. Então o que eu fiz nessa altura da novela foi vendo coisas que eu queria comprar… e pedir opinião à Luizinha”, partilha.
Sobre a relação, faz questão de sublinhar a independência de ambos, uma vez que cada um tem a sua casa. “Estamos é sempre juntos. Mas isso acho que é ótimo”, garante. Agora, finalmente instalado, o ator começa a criar memórias no novo lar. “Agora a casa está toda prontinha, já estou lá. Aquilo de acordares em casa, começares a criar memórias naquela casa, está a começar a acontecer.”
José Condessa viveu um dos momentos mais especiais da sua vida ao levar os pais ao Brasil. “Foi muito bonito, foi muito especial para mim. Eu e os meus pais sempre viajámos muito no País, nunca tivemos aquela coisa de viajar para fora. Por hábito e também por possibilidades. E a verdade é que a primeira vez que fui ao Brasil e vivi no Rio de Janeiro, eu queria muito levá-los lá, só que a pandemia apressou tudo e fez com que nada acontecesse. Nós temos viajado já algumas vezes para fora mas eles nunca tinham feito uma viagem fora da Europa, nunca tinham viajado mais de uma hora da avião. E poder proporcionar-lhes aquilo foi uma coisa que para mim é fechar o ciclo, é devolver um bocadinho aquilo que eles me deram a mim para eu poder chegar onde estou. É confiança, é amor, é carinho, é ser um amparo quando as coisas estão a correr mal. E vê-los a conhecer o mundo e eu estar ao lado deles é lindo”, termina.



